← voltar

Matérias » Dicas

Dicas
Absenteísmo e Presenteísmo
O trabalho para muitos é considerado algo de imenso sacrifício e desagradável, porem o trabalho é uma fonte que fornece realização profissional, socialização, bem estar e aprendizado. O local de trabalho deve ser algo prazeroso e a empresa que deseja aumentar sua produtividade tem como obrigação proporcionar um ambiente onde o funcionário sinta-se motivado a buscar o seu crescimento profissional e que sua atividade rotineira se torne prazerosa. A falta de qualidade de vida no trabalho e até mesmo relacionada à vida pessoal do trabalhador pode causar o ABSENTEÍSMO e outro fenômeno, que muitos não tem conhecimento, o PRESENTEÍSMO.

O ABSENTEISMO é definido como: O não cumprimento por parte do funcionário de sua jornada completa de trabalho. As causas previstas são: Direitos dos trabalhadores, inseridos em acordos coletivos, férias, folgas e feriados que permitem o planejamento com antecedência. E as não previstas, estas caracterizando efetivamente o absenteísmo, e são exemplos: Faltas injustificadas, licenças médicas, acidentes de trabalho, transtornos psicológicos como depressão, estresse, dificuldades de transporte, desmotivação e também por dependência química, por exemplo: Tabagismo e alcoolismo.
Por estes motivos, muitas empresas adotam medidas preventivas na questão de saúde de seus funcionários e familiares, assim como melhorias dos locais de trabalho com investimentos em segurança de máquinas e equipamentos. Proporcionar ambientes ergonomicamente mais adequados e incentivos à prática de esportes, por exemplo, para uma melhor integração entre seus colaboradores.

O PRESENTEISMO tem por definição: Estar presente fisicamente ao trabalho, porem ausente mental e emocionalmente, prejudicando assim o andamento do trabalho.
Estes trabalhadores não faltam ao trabalho, incentivados por programas como: Participações nos resultados da empresa e prêmios por assiduidade, mesmo apresentando problemas de saúde, depressão e problemas familiares, por exemplo. Tendo a empresa como prejuízo queda de produtividade, desmotivação dos demais trabalhadores e aumento do risco de acidentes.
No passado acreditava-se que a perda de produtividade estava ligada somente a falta ao trabalho pelo empregado, porem sabe-se atualmente que isso acontece também quando se comparece ao trabalho com algum problema seja de saúde ou emocional. Sendo que a maior parte das empresas não mensura e nem demonstram preocupação com este problema.
LEIA MAIS
Dicas
O que é CIPA
CIPA é uma comissão formada por empregados da empresa para trabalhar em busca de saúde e segurança do trabalho. O foco da comissão é trabalhar para evitar acidentes de trabalho e doença do trabalho.

Representantes: A CIPA tem representantes dos empregados e do empregador.

Representantes do empregador: São indicados por ele.

Representantes dos empregados: São eleitos por eles através de eleição feita na própria empresa.

A norma que regulamenta a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é a NR 5.

O membro da CIPA é um funcionário que divide o seu tempo de trabalho entre exercer a função para o qual foi contratado e exercer o trabalho voluntário de prevenção. Para conseguir realizar esse nobre trabalho a CIPA usa várias ferramentas, veremos sobre elas no decorrer desse artigo.

Os membros da CIPA através de reuniões mensais debatem os problemas de segurança do trabalho que foram encontrados na empresa e buscam soluções diretamente com o empregador e com o setor de segurança do trabalho da empresa (se houver).
LEIA MAIS

(54) 98115.8643
Rua Pedro Osório 263
Farroupilha – RS
mmp@mmp-rs.com.br
© Copyright 2016 MMP Segurança do Trabalho | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton